Home

em que zona climatica o brasil esta localizado ?

sobre geografia

5 respostas

  • Publicada em 2008-06-07 por Anónimo

    O mesmo que afonso!rsrs

  • Publicada em 2008-06-07 por Anónimo

    temperado, dende

  • Publicada em 2008-06-07 por Anónimo

    a maior troço do Brasil esta localizada na zona Tropical, mas a região Sul, é na região Temperada

  • Publicada em 2008-06-07 por Anónimo

    Brasil

    Clima

    O Brasil é um país essencialmente tropical: a risco do equador passa ao setentrião, junto a Macapá AP e a Grande São Paulo fica na traço de Capricórnio. A zona temperada do sul compreende unicamente o vértice meridional do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, a maior segmento do Paraná e o extremo-sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Os climas do país se enquadram nos três primeiros grupos da classificação de Köppen (grupo dos megatérmicos, dos xerófitos e dos mesotérmicos úmidos), cada um dos quais corresponde a um tipo de vegetação e se subdivide com base nas temperaturas e nos índices pluviométricos.
    A região setentrião do Brasil apresenta climas megatérmicos (ou tropicais chuvosos), em que os tipos predominantes são o Af (clima das florestas pluviais, com chuvas abundantes e muito distribuídas) e o Am (clima das florestas pluviais, com pequena estação seca). Caracterizam-se por temperaturas médias anuais elevadas, supra de 24o C, e pelo indumentária de que a diferença entre as médias térmicas do mês mais quente e do mais indiferente se mantém subalterno a 2,5o C. Entretanto, a variação diurna da temperatura é muito maior: 9,6o C em Belém PA, 8,7o C em Manaus AM e 13,5o C em Sena Madureira AC.
    No sudoeste da Amazônia, as amplitudes térmicas são mais expressivas devido ao fenômeno da friagem, que ocorre no inverno e provém da invasão da tamanho polar atlântica nessa espaço e acarreta uma temperatura mínima, em Sena Madureira, de 7,9o C. O totalidade de precipitações na Amazônia é geralmente superior a 1.500mm ao ano. A região tem três tipos de regime de chuvas: sem estação seca e com precipitações superiores a 3.000mm ao ano, no cimalha rio preto; com curta estação seca (menos de 100mm mensais) durante três meses, a qual ocorre no inverno meridional e desloca-se para a primavera à medida que se vai para leste; e com estiagem pronunciada, de tapume de cinco meses, numa tira transversal desde Roraima até Altamira, no núcleo do Pará.
    A região meio-Oeste do país apresenta alternâ

  • Publicada em 2008-06-07 por Anónimo

    Tropical.

Utilize o formulário para responder a esta pergunta