Home

O que são megalópoles?

Pesquisei no Google e não achei nenhum site confiavel :( Alguém poderia me ajudar? Mas, por obséquio, EXCETO a Wikipédia, porque eu vi e tem VÁRIOS erros ortográficos! logo não é confiavel... Alguém conhece outro dite? Obrigada, erro de digitação: dite - correção: site disculpem-me, e obrigada. Gerson M portanto por que respondeu? A intenção do Yr é ajudar/aprender, não isso lastimoso ainda muito que nem tds são porquê vc bjs

15 respostas

  • Publicada em 2008-08-27 por Anónimo

    Megalópole são duas ou mais metrópoles ou regiões metropolitanas que se conurbam, ou seja, grudam uma na outra. No Brasil, não existem megalópoles, somente uma está em formação, a São Paulo Campinas.

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    Partindo do princípio que “Metrópole” significa grande medida: do heleno: metron, ...com sentido de medida, e poli ...também do helênico: com sentido de número saliente e indefinido, e que os dois foram unidos, no linguagem português, com o sentido de Cidade principal, núcleo de cultura, ...ainda, núcleo mercantil, Megalópole seria o superlativo de uma já grande cidade; porquê citada em metrópole, substituindo o metron, do heleno, por mega, ou mégalo, ...também do heleno, dos quais símbolo é M e corresponde à unidade multiplicada por 10 saliente à 6ª potência. Simplificando: Megalópole é uma cidade absurdamente grande ...gigantesca.Quanto ao que vem abaixo de minha resposta, perguntando qual a minha fonte, aconselhando-me a dividi-la com os sites que consultei para que tenha credibilidade; não consultei site algum e ninguém tem obrigação de acreditar em mim, nem eu faço questão dist

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    São um grupo de centros urbanos(cidades grandes) que juntos sustentam uma grande economia.
    Adorei sua pergunta, bye!!!

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    A Nandili descreveu muito muito mas, vamos ao que interessa mesmo:
      megalópolis - significa grandes cidades
      o mega do heleno significa grande ( exemplo megabite, megaherz etc ) onde tem seu correspondente em latim arqui ( exemplo arqui-milionario, arqui-duque etc). e polis do helênico significa cidade, isto voce conhece tal porquê Martinópolis = cidade dos Martins, Patópolis =] cidade do patos ( todos conhecem esta cidade ). Jardinópolis, portanto esta informaçao para a jovem disculpem-me nao existe e sim desculpem-me.  tchau…
    Esta informacoes sao raras. mas quero doá-las ao mundo. ...escrevi errado Megahertz e megabit.

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas porquê, por exemplo, a fita que se estende pela costa setentrião-americana desde Boston a Washington e compreende novidade York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

    Ambos os termos se referem a tipos de aglomerações urbanas muito comuns à partir da Revolução Industrial. Mas, muito antes disso, já haviam núcleos urbanos com milhares de pessoas em diversas partes do mundo, porquê a metrópole maia de Tikal na América medial. E, mais recentemente invenção, a megalópole de Angkor no Camboja que, segundo as estimativas dos cientistas, pode ter sido o maior aglomerado urbano anterior a Revolução Industrial com mais de 1.000 km².

    Mas, porquê nessa quadra as populações não contavam com as tecnologias atuais para evitar desastres porquê a erosão do solo e a escassez hídrica, todas elas desapareceram, embora, uma propriedade generalidade de todas elas, tenha sido o desenvolvimento espetacular (para a quadra) das tecnologias agrícolas.

    São Paulo (Brasil) é a terceira maior metrópole do mundo com mais de 10,5 milhões de pessoas em um território de 1.530 km² e vários superlativos porquê, o maior terminal rodoviário da América Latina (Tietê) e a maior realizadora de eventos da América Latina com 1 evento a cada seis segundos.

    Em segundo lugar vem Tóquio (Japão) com aproximadamente 12 milhões habitantes. Localizada em Honshu, a maior ilhéu do arquipélago nipónico, Tóquio é considerada a maior aglomeração urbana do mundo com 10% da população do Japão.

    E, em primeiro lugar temos novidade York (EUA), a ?Big Apple? porquê é chamada, com uma população de quase 19 milhões habitantes (metrópole).

    Fontes:
    http://pessoal.educacional.com.br, http://tecnocientista.info, http://cidadesmundo.home.sapo.pthttp://www.infoescola.com/geografia/metropole-e-megalopole/

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    A resposta da nosa amiga em cima esta boa mas muito complexa….
    É quando uma cidade grande cresce tanto junto com suas vizinhas que se fundem em uma só... por exemplo a Grande São Paulo.. que junta a cidade de São Paulo e várias de suas vizinhas… Grande rudimentos etc…

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    vc deve encontra isso aki!!!

    Metrópole é um termo que pode nomear a cidade principal ou capital de um determinado país ou província, ou ainda, alguma cidade que, por qualquer motivo, exerce influência (cultural, social, econômica) acerca as demais cidades da região metropolitana. Pode nomear, também, de forma solene, a cidade principal de um conjunto de cidades que encontram-se unidas geograficamente. A esse processo de junção das cidades devido ao incremento nivelado das mesmas, dá-se o nome de ?conurbação?. E à região onde ocorre a conurbação, labareda-se de ?região metropolitana?.

    Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas porquê, por exemplo, a fita que se estende pela costa setentrião-americana desde Boston a Washington e compreende novidade York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

    Ambos os termos se referem a tipos de aglomerações urbanas muito comuns à partir da Revolução Industrial. Mas, muito antes disso, já haviam núcleos urbanos com milhares de pessoas em diversas partes do mundo, porquê a metrópole maia de Tikal na América meão. E, mais recentemente invenção, a megalópole de Angkor no Camboja que, segundo as estimativas dos cientistas, pode ter sido o maior aglomerado urbano anterior a Revolução Industrial com mais de 1.000 km².

    Mas, porquê nessa quadra as populações não contavam com as tecnologias atuais para evitar desastres porquê a erosão do solo e a escassez hídrica, todas elas desapareceram, embora, uma particularidade universal de todas elas, tenha sido o desenvolvimento espetacular (para a estação) das tecnologias agrícolas.

    São Paulo (Brasil) é a terceira maior metrópole do mundo com mais de 10,5 milhões de pessoas em um território de 1.530 km² e vários superlativos porquê, o maior terminal rodoviário da América Latina (Tietê) e a maior realizadora de eventos da América Latina com 1 evento a cada seis segundos.

    Em segundo lugar vem Tóquio (Japão) com aproximadamente 12 milhões habitantes. Lo

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    Vms ver se ajuda..

    Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas porquê, por exemplo, a filete que se estende pela costa setentrião-americana desde Boston a Washington e compreende novidade York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.
    http://www.infoescola.com/geografia/metropole-e-megalopole/

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    Conurbação, metrópoles e megalópoles
    No estudo das cidades, deve-se levar em consideração dois fenômenos que permitem estabelecer outras possibilidades de classificação. Em primeiro lugar, deve-se saber que a expansão nivelado de um sítio urbano (a extensão efetivamente ocupada pela cidade) pode fazer com que ele se junte e misture a outro sítio urbano, de modo que seus limites geográficos mal podem ser distinguidos.

    A esse fenômeno dá-se o nome de conurbação e é ele quem gera as metrópoles, ou seja, a união de várias cidades que funcionam, na prática, porquê uma única cidade. Diversas capitais brasileiras já passaram pelo fenômeno e constituem regiões metropolitanas, embora a metrópole brasileira por superioridade seja a Grande São Paulo, dos quais núcleo é formado por São Paulo/Capital e o ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema), embora conte, em seu totalidade, com 39 cidades.

    Nos países desenvolvidos, as regiões metropolitanas podem estar de tal forma interligadas e viver entre elas tamanha circulação de pessoas, serviços, mercadorias, capital e informações que se formam as megalópoles. Nos Estados Unidos, por exemplo, considera-se uma megalópole Bos-Wash, a região que se estende de Boston a Washington, incluindo grandes metrópoles porquê novidade York, Newark, Filadelfia e Baltimore.
    http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u56.jhtm

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    tb acho que São essas cidades grandes

    mas não sei nenhum site

    BjaO
    = *

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    uma extensa região urbanizada, pluri-polarizada por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade.

    São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente (senão totalmente) ausentes.

    O conjunto da megalópole apresenta uma poderoso integração econômica e intensos fluxos de pessoas e mercadorias. Meios de transporte rápidos ? trens expressos, autopistas e pontes aéreas ? sustentam esses fluxos.

    A megalópole representa, ao mesmo tempo, concentração e dissipação. Concentração, pois a imensa zona urbanizada forma um mercado consumidor de grandes dimensões, atraindo atividades econômicas diversificadas e de subida capitalização; dissipação, visto que o espaço da megalópole, irrigado por meios de transportes e informação, oferece alternativas de localização para áreas residenciais e industriais fora dos congestionamentos e problemáticos núcleos metropolitanos. A megalópole não é unicamente uma aglomeração de metrópoles, mas também uma coleção de subúrbios.

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    Metrópole é um termo que pode nomear a cidade principal ou capital de um determinado país ou província, ou ainda, alguma cidade que, por qualquer motivo, exerce influência (cultural, social, econômica) acerca as demais cidades da região metropolitana. Pode escolher, também, de forma solene, a cidade principal de um conjunto de cidades que encontram-se unidas geograficamente. A esse processo de junção das cidades devido ao propagação nivelado das mesmas, dá-se o nome de ?conurbação?. E à região onde ocorre a conurbação, labareda-se de ?região metropolitana?.

    Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas porquê, por exemplo, a tira que se estende pela costa setentrião-americana desde Boston a Washington e compreende novidade York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

    Ambos os termos se referem a tipos de aglomerações urbanas muito comuns à partir da Revolução Industrial. Mas, muito antes disso, já haviam núcleos urbanos com milhares de pessoas em diversas partes do mundo, porquê a metrópole maia de Tikal na América medial. E, mais recentemente invenção, a megalópole de Angkor no Camboja que, segundo as estimativas dos cientistas, pode ter sido o maior aglomerado urbano anterior a Revolução Industrial com mais de 1.000 km².

    Mas, porquê nessa quadra as populações não contavam com as tecnologias atuais para evitar desastres porquê a erosão do solo e a escassez hídrica, todas elas desapareceram, embora, uma propriedade universal de todas elas, tenha sido o desenvolvimento espetacular (para a quadra) das tecnologias agrícolas.

    São Paulo (Brasil) é a terceira maior metrópole do mundo com mais de 10,5 milhões de pessoas em um território de 1.530 km² e vários superlativos porquê, o maior terminal rodoviário da América Latina (Tietê) e a maior realizadora de eventos da América Latina com 1 evento a cada seis segundos.

    Em segundo lugar vem Tóquio (Japão) com aproximadamente 12 milhões habitantes. Localizada em Honshu, a maior ilhéu do

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    Conurbação, metrópoles e megalópoles
    No estudo das cidades, deve-se levar em consideração dois fenômenos que permitem estabelecer outras possibilidades de classificação. Em primeiro lugar, deve-se saber que a expansão nivelado de um sítio urbano (a superfície efetivamente ocupada pela cidade) pode fazer com que ele se junte e misture a outro sítio urbano, de modo que seus limites geográficos mal podem ser distinguidos.
    A esse fenômeno dá-se o nome de conurbação e é ele quem gera as metrópoles, ou seja, a união de várias cidades que funcionam, na prática, porquê uma única cidade. Diversas capitais brasileiras já passaram pelo fenômeno e constituem regiões metropolitanas, embora a metrópole brasileira por superioridade seja a Grande São Paulo, tal qual núcleo é formado por São Paulo/Capital e o ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema), embora conte, em seu totalidade, com 39 cidades.
    Nos países desenvolvidos, as regiões metropolitanas podem estar de tal forma interligadas e viver entre elas tamanha circulação de pessoas, serviços, mercadorias, capital e informações que se formam as megalópoles. Nos Estados Unidos, por exemplo, considera-se uma megalópole Bos-Wash, a região que se estende de Boston a Washington, incluindo grandes metrópoles porquê novidade York, Newark, Filadelfia e Baltimore.

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    Boa pergunta.

  • Publicada em 2008-08-26 por Anónimo

    Acho que são megacidades porquê Tokio, novidade York e São Paulo.

Utilize o formulário para responder a esta pergunta