Home

piramide etária?

como analizar pirâmides etárias??????

5 respostas

  • Publicada em 2008-01-02 por Anónimo

    A base da pirâmide corresponde ao número de crianças nascidas, meio da pirãmide corresponde à quantidade de jóvens e adultos e o topo da pirâmide correspnde a quantidade de idosos.

    Portanto, exemplificando: Se uma pirâmide tiver a base estreita e o topo largo, significa que em tal país há uma pequena taxa de natalidade e uma boa expectativa de vida.

  • Publicada em 2007-12-30 por Anónimo

    Basicamente assim:
    Base larga e cume estreito:países subdesenvolvidos,com proeminente índice de natalidade ,grande número de jovens e baixa expectativa de vida.
    Base estreita e alargando-se para o núcleo e diminuindo de forma gradativa,trata-se de países desenvolvidos,onde já aconteceu a chamada"transição demográfica" ou seja,baixa natalidade,grande número de adultos e elevada expectativa de vida.

    Transição demográfica ocorre quando o país torna-se industrializado e conseqüentemente inclui as mulheres no mercado de trabalho,assim ,naturalmente ,essas terão menos filhos,pois buscam maior escolaridade para aumentar o salário,além é simples do conhecimento dos métodos anticoncepcionais,e planejamento familiar!
    No Brasil esse fenômeno já está começando a ocorrer,mas é lento e gradual!

  • Publicada em 2007-12-30 por Anónimo

    Pirámide etária = A pirâmide etária é o gráfico que representa a estrutura de sexo e idade de uma população. Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo; a base representa o grupo jovem (até 19 anos); a extensão intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos); e o topo ou vértice representa a população idosa (supra de 60 anos).

    As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas porquê um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade, a taxa de natalidade e a regularidade ,ou não, da população ao longo do tempo. Quanto mais subida a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população.Também pode se saber em que lugar o país representado na piramide etaria esta na novidade Ordem Mundial, ou seja, se é um país do setentrião(país desenvolvido) ou do Sul(país emergente), quando o país é desenvolvido a pirâmide tm uma forma retangular e quando emergente triangular.

    Uma guerra, por exemplo, provoca distúrbios visíveis numa pirâmide etária: uma queda no número de jovens e adultos do sexo masculino é o mais universal deles. Normalmente, depois uma crise porquê essa, é notável uma reposição populacional estimulada pelo governo, chamada de baby boom.

    Será que é tão dificil assim analizar uma piramide etária assim, depois de uma definição do google?

    ??

  • Publicada em 2007-12-30 por Anónimo

    A spirâmides etárias são analizadas da seguinte forma:
    Quanto mais larga for na base, ménor é o IDH,pois há uma taxa de natalidade muito elevada e a expectativa média de vida é baixa.
    No capital é isso.

    Vê esse blog:

    http://www.hitech360.blogspot.com/
    que fala de ciência e tecnologia. Agente pode mandar perguntas que eles respondem com seriedade.

  • Publicada em 2007-12-29 por Anónimo

    Dê uma olhada também neste site:
    http://www.joel.pro.br/idoso/conteudo_para_pagina/populacao.htm

  • Publicada em 2007-12-29 por Anónimo

    da uma olhada nesse link:
    http://br.geocities.com/sousaraujo/2_ano/faixa_etaria2.htm

    Vc pode tirar dados de Qualidade de Vida, condicoes sociais de uma populacao, mortalidade infantil, dados de natalidade, expectativa de vida, mortalidade em volume, imigracao. E so ver de que maneira a piramide se comporta e pensar quais sao os provaveis motivos que possam ter provocado anomalias na forma.
    Por exemplo: Imagine que na populacao masculina de 20 a 30 anos haja uma reducao absurda em relacao as de idade de 15 a 20 e de 30 a 35, um buraco… Que fatores podem ter influenciado pra que essa diminuicao pontual de homens entre 20 e 30 anos na populacao de um lugar? Pode ser uma guerra… Ou pode ser que por qualquer motivo tenha havido uma bruta morrtalidade infantil masculina por um periodo de 10 anos ha 30 anos atras…(o que eh muito menos provavel)

    Entao, pra explorar uma piramide, vc tem que primeiro interpretar, depois se for o caso, contextualizar pra chegar a uma conclusao razoavel.

    Da uma olhada em algumas piramides e tenta interpretar por vc mesmo…

    Feliz Ano Novo!http://br.geocities.com/sousaraujo/2_ano/faixa_etaria2.htm

    wikipedia

Utilize o formulário para responder a esta pergunta