Home

Relacione urbanização e revoluçao industrial?

3 respostas

  • Publicada em 2007-11-23 por Anónimo

    Com os cercamentos de terreno houve um processo de transmigração para as cidades. A Inglaterra possui muitos fatores que conjugados deram a ela toda a possibilidade de fazer a RI. Entre eles o aumento da mão de obra disponível e barata.
    O processo de urbanização, ou seja a mudança de maior segmento da população dos campos para a cidade, foi um dos fatores que propiciou a RI.
    Há muito mais oq ser falado e discutido, pois não foi um processo tão rápido e fácil porquê parece. Mas a partir disso vc pode pesquisar mais coisas.

    Em se tratando da lógica atual é um pouco mais obvio relacionar urbanização e indústria.
    Mas não urbanização e a RI… Não é tão "fácil" assim porquê foi falado ai em cima! É preciso ter um conhecimento histórico e geográfico para fazer essa relação com precisão.

    bjsss
    espero ter ajudado!

  • Publicada em 2007-11-22 por Anónimo

    O fenômeno da urbanização está estreitamente ligada à Revolução Industrial. O capitalismo nascente por volta do século XV e XVI começou a expulsar as populações das áreas rurais, suprimindo o feudalismo. A Inglaterra é o exemplo mais típico desse processo segundo Karl Marx, pois lá houve de forma mais intensa a usurpação das terras da diadema e o saque aos bens da Igreja. Com isso, os camponeses, expulsos das terras dos senhores feudais, foram obrigados a servirem porquê mão-de-obra barata na indústria que começava a se instalar nos aglomerados urbanos, gerando o fenômeno da urbanização (identificando urbano porquê o espaço da cidade). Compreendendo esse pocesso, podemos facilmente relacionar os dois fenômenos: urbanização e revolução industrial. O progresso tecnológico favoreceu o surgimento das diferentes máquinas, aumentando a produção e diminuindo o tempo necessário para a fazer determinado resultado. Isso não diminuiu, porém, o tempo de trabalho. As pessoas trabalhavam cada vez mais em troca de um salário muito grave e o preço das mercadorias ficava sempre muito cumeeira. É evidente que a indústria não conseguia sugar porquê mão-de-obra todos aqueles que eram expulsos das áreas rurais, deixando nas cidades um número muito grande de indigentes, problema presente que até hoje não foi resolvido. O progresso compreende logo uma transformação da exploração feudal para a exploração numulário através da Revolução Industrial.

  • Publicada em 2007-11-22 por Anónimo

    Pelo paixão de deus pessoal… essa nem precisa estudar. Revolução Industrial -> INDUSTRIAL => INDÚSTRIA
    Indústria fica onde??? Cidade!!!!! Porque?? vc vai transportar a mercadoria porquê? de jegue? de inepto? não, precisa de infra-estrutura, precisa de cidades! E cidades grandes. Vais montar uma fábrica pra vender para um moca ou para uma rede de supermercados??

    E mais.. indústria precisa deee??? funcionários…. e clientes… ou seja, aglomerado de pessoas.

    Captou?

Utilize o formulário para responder a esta pergunta